Dúvidas Gerais

1. O que é calibração?

Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os  valores e as  incertezas de medição fornecidos por  padrões e as  indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum  resultado de medição a partir duma indicação.

2. O que é ajuste?

Conjunto de operações efetuadas num sistema de medição, de modo que ele forneça indicações prescritas correspondentes a determinados valores duma grandeza a ser medida.
 
3. O que é sistema de medição?
 
Conjunto dum ou mais  instrumentos de medição e frequentemente outros dispositivos, compreendendo, se necessário, reagentes e insumos, montado e adaptado para fornecer informações destinadas à obtenção dos valores medidos, dentro de intervalos especificados para grandezas de naturezas especificadas.
 
4. Por que é importante definir uma periodicidade de calibração para instrumentos de medição/sistemas de medição?
 
Todo sistema de medição deve ser periodicamente calibrado, visando avaliar a adequação de suas características metrológicas às suas aplicações. Alguns fatores devem ser considerados no estabelecimento da periodicidade de calibração, mas não se limitando a estes:
Condições de utilização, características dos instrumentos, recomendações (normas, fabricantes e especialistas), histórico de calibrações e condições ambientais.
 
5. Quem deve definir a periodicidade de calibração?
 
A empresa que utiliza o instrumento/sistema de medição é a única que possui todas as informações relevantes para a definição da periodicidade de calibração, portanto esta será a única capaz de definir a periodicidade ótima para os instrumentos/sistema de medição que utiliza.
 
6. O que é acreditação à CGCRE / Rede Brasileira de Calibração (RBC)?
 
A acreditação é o reconhecimento formal, por um organismo de acreditação (INMETRO), de que o laboratório de calibração atenda aos requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiabilidade. Para tanto, o organismo audita o laboratório acreditado periodicamente.
 
7. Como diferenciar a calibração RBC da rastreada à RBC?
 
A chamada calibração RBC é aquela realizada dentro do escopo de acreditação, reconhecida pelo INMETRO e órgãos internacionais que façam parte do reconhecimento mútuo do INMETRO. O selo de acreditação presente no certificado de calibração evidencia calibração RBC. Este tipo de calibração dispensa a comprovação da rastreabilidade da calibração por meio do armazenamento dos certificados dos padrões utilizados, pois o INMETRO já avalia periodicamente todos os requisitos da acreditação conforme a Norma NBR ISO/IEC 17025.
 
Já a conhecida calibração rastreada à RBC (ou calibração rastreada) é caracterizada pelo fato de não fazer parte do escopo de acreditação ao INMETRO, e portanto não possui o selo de acreditação. Todavia a rastreabilidade é comprovada pelo armazenamento dos certificados de calibração dos padrões utilizados, onde estes devem ter sido calibrados por dentro escopo da RBC, ou seja, nestes certificados dos padrões devem constar o selo de acreditação para evidenciar a rastreabilidade à RBC. Este tipo de calibração atende à Norma ISO 9001:2008 em seu requisito metrológico, desde que comprovada a rastreabilidade através do armazenamento da cópia do certificado do padrão utilizado.
 
Fonte:
* Vocabulário Internacional de Metrologia – Conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM 2012)